Algumas pessoas,ou talvez muitas, crêem que Deus usa sua palavra para alcançar o coração dos homens, seus eleitos, atravez da pregação ou do testemunho. Esta certo, mais não é só isso. Outros ainda incluem o louvor como ferramenta de evangelização. esta certo, mais não é só isso.
Se eu realmente pretendo ser um dicipulador, um ganhador de almas, uma testemunha do evangelho, tenho que fazer mais do que isso, tenho que fazer mais do que fazer; preciso SER.
Tenho que ser o testemunho, ser a pregação, ser o louvor. Paulo no principio da sua carta aos romanos diz ter sido chamado para SER apostolo, Deus quando chama Abraão diz a ele: "se tu uma bênção". Não é o ter que me capacita. Tem tanta gente que tem grana, diplomas, influencia e não faz nada!! O ser é que me diferencia, só tem ministério quem antes já é ministro, só tem bênção quem antes é abençoado. Quando eu consigo ser fazer é muito mais fácil, e ter é mais depressa. quem busca só o ter ta sempre insatisfeito com o resultado, com a quantidade e em busca de ter sempre mais. Quando eu sou não perco uma oportunidade, sou grato por tudo, e crio oportunidades de testemunhar de Cristo, de compartilhar uma bênção e ai Deus me abençoa mais.
No texto que abordamos Paulo diz ter se tornado escravo, judeu, homem sem lei, fraco e tudo que teve oportunidade de assimilar para que por todos os meios viesse alcançar alguns. Acredito que alguém com a experiencia de Paulo, com uma teologia tão clara e profunda, sendo fundador de mais de 150 igrejas sabia muito bem o que estava falando.
Por isso quando vejo alguns lideres cristãos criticarem algum método de evangelismo que eles não usam, dizendo que não é assim, que do jeito dele é que é o certo, me faço a mim mesmo as seguintes perguntas:
Como será que Cristo vê tudo isso?
Será que alguém tem resposta pra essa pergunta?
Sendo Cristo o próprio Deus, tenho certeza que não, por que definitivamente o homem jamais saberá como Deus pensa(Isa.55;8). Posso afirmar uma coisa, que é que enquanto fazemos congressos e encontros para discutir como fazer, há leigos mais sábios que nós fazendo!! e do jeito mais simples possível, sem muita teologia, usando simples mente o grão de mostarda, o poço de Jacó, a parábola do semeador e tudo que esta a mão para fazer uma comunicação compreencível do evangelho.
Não defendo os exageros, nem o desconhecimento, pois aprendemos a conhecer e proceguir em conhecer, porem sinto cada vez mais a necessidade de assimilar o "fazer tudo para com todos", vestindo o terno do executivo, a tanga do índio, a cor negra dos punks, comer escorpião no espeto. muqueca de jibóia e o que for preciso, literalmente ou metafóricamente. Independente da minha formação teológica, missiológica, as noções de grego e hebraico, o que busco hoje é SER o que o Pai realmente quer que eu seja. Chegar a essa compreensão pra mim é tudo. Ser humilde, ser obediente, ser simples. Não criticar os outros, mais me auto criticar, procurando viver um cristianismo sem crises, sem criticas, a nada nem a ninguém. Procurando apenas SER CRISTÃO.
nEle, que nos chamou antes de tudo para SER, Egner.