Propósito

Este blog tem como propósito, compartilhar textos, estudos, mensagens, esboços e imagens que sirvam como ferramentas para evangelicos de todas as denominações no campo do evangelismo, informação e auxílio na compreenção do "ser cristão" no século 21.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

PAZ

No verso 19 do capitulo 20 do evangelho escrito por João, o texto diz que Jesus se apresentou aos discípulos em uma casa fechada, onde eles se escondiam, com medo dos romanos e dos judeus. Em um momento de ausência total de tranquilidade Ele aparece e diz: -"Paz seja convosco". Exatamente o que mais precisavam naquele
momento; Paz! Faltava paz de espirito e paz para continuar, para prosseguir, e Cristo em sua primeira aparição coletiva como ressurreto diz uma primeira frase, da uma primeira benção, uma unção de Paz! E não uma Paz qualquer mas aquela paz de que Ele mesmo disse "dou-vos a paz, a minha Paz vos dou, não vola dou como o mundo a dá." Ou seja, o padrão de Paz de Cristo é no mínimo diferente da nossa! Achamos paz em locais isolados, em acordos políticos, em concordância religiosa, em ter abundancia de dinheiro, saúde, amigos...
Mas Cristo aparece justamente em um momento de extrema crise e diz: "Paz seja convosco." Parece estranho, no mínimo! Mas logo depois vem o apostolo Paulo e Diz que a Paz de Deus EXCEDE todo entendimento!! É uma paz que não depende de coisas ou circunstancias!
O homem é beligerante por natureza, está em guerra consigo mesmo, com o próximo e com Deus, o tempo todo. Em guerra consigo por insatisfação pessoal! "Sou magro demais, gordo demais, sou muito branca, sou negro, sou isso ou aquilo e sempre insatisfeito com o como Deus fez você! Sabe como, ou melhor, onde encontrar paz consigo mesmo? Em Cristo! Ele nos mostra nosso real valor, nos faz filhos por adoção e também nos abre os olhos para ver que somos imagem e semelhança do Pai.
 Em guerra com o próximo por "achismo"; isso mesmo, pessoas ensimesmadas se acham sempre melhores do que os outros, mais capaz, se sente frustrada ao ver a prosperidade do outro, seja financeira, espiritual ou sentimental. Sabe como se resolver e ficar em Paz com o próximo? Aprendendo com Cristo o segundo mandamento: Amar o próximo como a si mesmo. Quando você se ama, pode entender como se deve amar seu irmão, seu familiar, ou como ORDENOU Jesus, até mesmo seus inimigos! Falta de Paz com o outro é falta de amor próprio, que se ama, também pode ama o outro.
 Em guerra com Deus por que Ele, de um modo geral(risos) não faz o que a gente quer, quando a gente quer, do jeito que a gente quer! Somos pirracentos, nos desagradamos com Deus por egoismo, egocentrismo, por olhar o tempo todo para nossos próprios umbigos.
Queremos que Deus nos de! Nos de coisas, nos de saúde, nos de a mulher por quem nos apaixonamos, nos de o emprego dos sonhos, onde se tenha estabilidade, um grande salário e pouco trabalho! Meu sonho, meu projeto, minha vontade, eu, eu e eu!
Buscamos nossos próprios interesses e quando "não da certo" nos ressentimos de Deus. Não queremos aceitar sua vontade, queremos que se faça a nossa vontade, mesmo que a única oração que Cristo ensinou diga "Seja feita sua vontade, assim na terra como no céu." A oração dominical, a oração do Pai nosso! Ainda tem mais, Jesus disse para buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e todas, todas essas coisas nos serão acrescentadas. 
Sabe como deixar de estar em luta com a vontade de Deus? Se submetendo inteiramente a sua vontade, entendendo que a vontade dEle pra sua vida é  incomparavelmente melhor e maior do que a sua! Deus só nos da o que podemos ter, quando podemos ter, onde podemos ter e do jeito que podemos receber. Diga não as vontades egoístas do coração, aceite grato a vontade de Deus, pratique o amor autruísta e assim conhecerás com total perfeição a PAZ DE DEUS que excede todo entendimento.
Amem!

Pr. Egner S. Borges.